APQP - Advance Product Quality Planning - Planejamento Avançado da Qualidade do Produto
  :: O que é PPAP  
 

O PPAP - Processo de Aprovação da Peça de Produção - é utilizado na indústria automobilística para estabelecer um padrão entre as empresas, seus fornecedores de peças, componentes e processos de produção.

A indústria relata a especificação de como deseja o produto (características técnicas e layout), para que o fornecedor possa efetuar todo o planejamento: processo de fabricação, testes e colhimento de dados. Desta maneira, pode-se mostrar que o fornecedor possui condições para o fornecimento desse produto, com base em todos os testes e seus resultados.

Clique aqui e saiba mais


 
 
  :: Histórico  
 

O PPAP é um processo derivado do APQP-PPAP, desenvolvido no final dos anos 80 por uma comissão de experts das três maiores indústrias automobilísticas: Ford, General Motors e Chrysler. Essa comissão investiu cinco anos para analisar o então corrente estado de desenvolvimento e produção automotivo nos Estados Unidos, Europa e especialmente no Japão.

Os requisitos para seus fornecedores são seguir os procedimentos e técnicas do APQP-PPAP, serem auditados e certificados para a norma TS16949.

Clique aqui e saiba mais


 
  :: Implementação  
 

Conheça mais sobre as ferramentas para implementação do PPAP, clicando aqui.

 
 

APQP FMEA PPAP VDA RIAI MSA QS TS Software Qualidade Automotiva PSA Controle IQA